Como a alimentação pode influenciar no seu desempenho esportivo

Almentos que devem ser consumidos por atletas

Você cuida o que você come e toma? Controla sua alimentação para comer certo, na hora certa? Não, então meuá amigo você está desperdiçando horas de treinamento e influenciando negativamente seu desempenho no esporte.

Não adianta nada você acordar cedo, treinar forte e depois comer porcarias não nutritivas. Nosso corpo é como o motor de um carro, se você colocar um bom óleo e uma boa gasolina o desempenho dele vai ser o esperado. Porém ao abastecer ele com “nutrientes” de baixa qualidade você terá sorte se o motor não quebrar.

E quebrar é o que vai acontecer para se você não der a devida atenção a questão alimentar.

Evite alimentos industrializados

Os alimentos industrializados, principalmente os enlatados e os embutido, possuem  os principais vilões ao bom funcionamento do seu organismo. Este grupo de produtos possui alta grau de sódio, conservantes e gordura ruim, como a trans. Aprendi isto ao comprar o livro Emagrecer de Vez do Rodrigo Polesso, um especialista em alimentação saudável.

Estes ingredientes além de não beneficiarem em nada o seu desempenho, se consumidos em horas erradas podem minar e jogar fora todo o seu treino.

Outro vilão são os produtos com açúcar refinado na sua composição, este ingrediente é muito pobre em nutrientes. A única coisa que ele possui é basicamente glicose,  e como você sabe o excesso deste item pode causar diversos males a sua saúde. Então evite ao máximo incluí-lo na sua dieta.

Como os alimentos certos na hora certa

Além dos alimentos malignos é preciso também cuidados na hora de consumir cada tipo de nutriente e aqui quero dar destaque para a refeição após o treino.

O primeiro erro que vejo muitos atletas cometerem é não se alimentar logo após o exercício. Isto é tão prejudicial como comer porcarias.

Depois de um treino seu corpo começa o processo de recuperação e adaptação aos estímulos dos exercícios realizados e neste momento o que ele mais precisa é reabastecer as fibras musculares.

Recomenda-se que se coma alguma coisa o mais rápido possível após o treinamento, porém como muitas pessoas sentem alguma indisposição pela exigência do treino isto nem sempre é possível. Se este for o seu caso procure então ingerir alguma bebida energética repositória.

Por fim assim que possível faça uma refeição o mais completa possível. O recomendado é que se faça uma refeição rica em nutrientes em no máximo 1 hora após exercitar-se.

Quais alimentos consumir?

Antes de responder a esta pergunta quero dar um outro alerta, nunca vá treinar com fome.

Treinar com fome além de impactar o seu lado emocional, vai fazer o seu treino ser uma porcaria. Seu corpo precisa de energia para responder aos estímulos. Então mesmo, que você treine pela manhã, como e tome alguma coisa rica em carboidratos, assim você evita um grande sofrimento ao seu corpo.

Bom, antes do treino eu já falei o que você deve consumir, ou seja, carboidratos e ponto. Evite as fibras, pois elas podem impactar no seu sistema digestivo.

Logo após ao treino é hora de repor os nutrientes e para isto os carboidratos entram em cena novamente. Porém além deles agora é a hora de você abusar dos alimentos com fibras e proteínas.

Este dois últimos são essenciais para a recuperação da sua musculatura e consequente fortalecimento delas adaptando-as aos estímulos recebidos no exercício.

Conselho alimentar final

Espero que você tenha gostado do artigo e principalmente entendido que para treinar bem e colher os frutos esperados é preciso ajudar o seu corpo a fazer isto. E a melhor forma é com uma alimentação adequada e de acordo com o que seu corpo necessita.

Abraço e até o próximo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *